Esteróides no cuidado da pele podem fazer mais mal do que bem

Rosdiana Ciaravolo / Getty Images Entertainment / Getty Images

No ano passado, escrevi um artigo sobre esteróides em cuidados com a pele que detalhou meu encontro destruidor de pele com creme esteróide prescrito. Desde então, provavelmente recebi mais de cem e-mails e mensagens diretas de outras pessoas passando pela mesma coisa. Alguns pedem conselhos, alguns buscam recomendações de produtos, mas a maioria só quer compartilhar a imensa sensação de alívio que tomou conta deles durante a leitura. “Finalmente, me senti validada ', escreveu uma mulher que desejava permanecer anônima.

Ela também experimentou algumas das formas mais insidiosas (e surpreendentemente comuns) efeitos colaterais de esteróides tópicos - inflamação crônica, vermelhidão, descamação, enfraquecimento da pele, dermatite - tudo pior do que o problema que os esteróides deveriam tratar. “Meu dermatologista ignorou minha opinião e tentou atribuir meus sintomas ao estresse e às viagens”, disse ela ao The Zoe Report. O médico finalmente prescreveu Mais esteróides, e a paciente se viu vasculhando a internet em busca de soluções alternativas. A dela é uma das muitas histórias quase idênticas que apareceram em minha caixa de entrada, ou no Reddit, ou em toda a comunidade online de cuidados com a pele. E agora, com um exército de apoiadores da Internet validando essas preocupações, os pacientes estão começando a fazer perguntas. A saber: Faça esteróides fazem mais mal do que bem? Mas também: os dermatologistas estão prescrevendo demais?

Para recuar um pouco, 'Um esteróide tópico é uma formulação que contém esteróide como agente ativo, também conhecido como corticosteróides, glucocorticosteróides e cortisona', Dr. Neil Sadick, M.D., F.A.A.D., um dermatologista certificado com Sadick Dermatology em Manhattan, diz The Zoe Report. (A hidrocortisona é uma versão de venda livre.) “Eles têm propriedades antiinflamatórias, vasoconstritoras e antiproliferativas, então podem encontrar várias aplicações em dermatologia.” Algumas dessas aplicações incluem o tratamento de acne, eczema, dermatite, psoríase e reações alérgicas, além de uso como auxiliar de recuperação pós-injetável. Então ... aparentemente cada problema de pele.



Rosdiana Ciaravolo / Getty Images Entertainment / Getty Images

Obviamente, para ser capaz de acalmar tantas condições, os esteróides são poderosos - e esse é o tipo de problema. Alguém poderia argumentar que os esteróides são também poderoso; eles são até mesmo conhecidos por causar muitos dos problemas que eles 'curam'. No meu caso, o creme com esteróides tratou temporariamente minha dermatite ... e depois desencadeou um ataque mais agressivo e generalizado caso de dermatite. (Estudos científicos confirmam que isso não é incomum.) Injeções de esteróides - também conhecidas como injeções de cortisol - instantaneamente zap zits ... mas também podem esvaziar a área e deixar corrosão permanente, conforme relatado por Who What Wear. Por essas razões, o uso de esteróides deve ser limitado.

“Normalmente, recomendamos limitar o uso a não mais do que duas semanas consecutivas, ' Dr. Joshua Zeichner, M.D., F.A.A.D., o Diretor de Pesquisa Clínica e Cosmética do Hospital Mount Sinai, disse TZR. “Embora eficazes, os esteróides têm efeitos prejudiciais se usados ​​por longos períodos de tempo. Eles podem causar estrias, dilatação dos vasos sanguíneos e até espinhas e enfraquecimento da pele. ' Este afinamento da pele é terrivelmente conhecido como atrofia da pele e pode ser permanente.

Uso excessivo de esteróides também podem criar dependência de drogas na pele também. “Cheguei a um ponto em que não poderia passar um dia sem ele”, disse a fonte anônima. Seu eczema entrava em overdrive após 24 horas sem esteróides, um cenário que é muito familiar.

Em teoria, nenhum desses efeitos colaterais representaria um problema se o uso de esteróides fosse na realidade limitado a duas semanas de cada vez - mas na prática, muitas vezes não é limitado de forma alguma. Muitos dos pacientes frustrados com quem falei receberam prescrições indefinidas, recargas ilimitadas e nenhum aviso. Minha própria prescrição de esteróides foi constantemente reabastecida por dois anos; impressionantes 102 semanas após o prazo ideal. Nesta fase, os sintomas de abuso de esteróides podem ficar graves: estou falando risco de glaucoma, catarata e supressão do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal. 'Você poderia pensar que é algo contra o qual um médico iria advertir, mas isso não aconteceu comigo', escreveu Deven Hopp em Quem o que veste sobre as cicatrizes causadas por suas injeções de cortisona quase constantes.

Dermatite pós-esteróide / Jessica L. Yarbrough

Assim que você notar os efeitos colaterais se instalando, a coisa de bom senso a fazer é parar de usar esteróides - mas não é tão simples. Descontinuação do uso consistente de esteróides pode levar à retirada (e sim, retirada é a palavra certa, já que os esteróides são drogas literais). “As reações de rebote são especialmente comuns com o uso de esteróides faciais, onde o [problema de pele original] fica muito pior após a interrupção dos esteróides”, Dra. Sarah Villafranco, M.D., o fundador da Osmia Organics, diz ao The Zoe Report. “Toda a inflamação que os esteróides têm mantido sob controle se intensifica quando os esteróides são removidos. O efeito rebote leva muitas pessoas de volta à droga, criando um ciclo muito difícil de quebrar ”.

Esse efeito está bem documentado na literatura dermatológica e no mundo real. Em 2017, os clientes do Mario Badescu Skincare preencheram um classe ação judicial contra a marca quando ela silenciosamente removeu os esteróides de seus produtos - esteróides que estavam ocultos da lista de ingredientes em primeiro lugar - e a pele dos usuários inesperadamente 'se recuperou' em erupções cutâneas vermelhas e coceira. (A empresa fez um acordo fora do tribunal.)

No consultório, entretanto, os sintomas de abstinência são freqüentemente descartados. “Eu fui a um dermatologista dois dias depois de largar a cortisona com meu rosto totalmente vermelho e disse que estava desistindo”, conta a fonte anônima. Ela foi “descartada” e recebeu outro creme com esteróides. (Essa também foi minha experiência e ecoa as experiências descritas em muitos dos e-mails que recebi no ano passado.) “Infelizmente, grande parte da literatura médica sobre a retirada de esteróides tópicos envolve o paciente e não o médico prescritor, acusando eles de 'abuso de esteróides tópicos' ”, explica o Dr. Villafranco. “A maioria dos pacientes está simplesmente fazendo o que seus médicos instruíram.”

Quando a pele atinge esse estágio de dependência, ela também se torna resistente a tratamentos futuros, deixando apenas um caminho para seguir em frente: “É importante parar o peru frio”, diz o Dr. Zeichner. “Infelizmente, isso pode significar um agravamento da condição em alguns casos.” Como alguém que já trabalhou com dermatite resistente a esteróides, posso dizer que definitivamente piora antes de melhorar - mas está faz melhorar.

'A pele é realmente muito boa em se reparar se você remover os fatores de exacerbação e fornecer o suporte e a consistência corretos ”, diz o Dr. Villafranco. Ela sugere uma abordagem menos é mais para a recuperação de esteróides, com foco em reparando a barreira da pele com ingredientes suaves e naturais - que é o que inspirou a formulação de seu cult-favorito Osmia Organics Sabonete facial de argila preta. (É sério salvou minha pele pós-esteróide.)

Rosdiana Ciaravolo / Getty Images Entertainment / Getty Images

O M.D. acrescenta que, após descartar o roteiro de esteróides, 'algumas modificações básicas no estilo de vida podem fazer uma grande diferença e são necessárias para o sucesso a longo prazo'. Suas recomendações incluem eliminando flúor em pasta de dente; eliminação de lauril sulfato de sódio e lauril sulfato de sódio em pasta de dente, cuidados com a pele, cabelo e detergente para a roupa; limitar a ingestão de café; e se comprometer com 'alguma forma de gerenciamento de estresse autêntico e ativo - ioga, meditação, tempo ao ar livre'. Mas a sabedoria mais importante que ela pode transmitir? “Pare de pesquisar curas milagrosas no Google, porque não há nenhuma.”

Quando outras pessoas que sofrem de esteróides buscam apoio, passo adiante o conselho do Dr. Villafranco: mantenha a simplicidade, a naturalidade e dê um tempo. Logo após minha comunicação com a paciente que mencionei anteriormente, ela escreveu de volta: “Tenho que fazer um acompanhamento e dizer a vocês como estou me saindo bem. As últimas duas semanas e meia foram realmente horríveis, mas meu a pele está finalmente começando a clarear e curar. O processo pareceu demorar séculos, mas, em retrospecto, é realmente incrível a rapidez com que nossos corpos aprendem a se reparar. ”

É bom ouvir, mas o que seria ainda melhor? Se centenas de pacientes não precisassem passar por esse processo. “Se o seu dermatologista está recomendando esteróides, você deve defender uma abordagem diferente”, incentiva o Dr. Villafranco. - Ou troque de médico.